sábado, 27 de março de 2010

"Armando a Metamorfose"



Nasceu em Sorocaba em 30 de outubro de 1934 e é funcionário público aposentado da Justiça do Trabalho. Casado com Vilma constituiu uma bela família da qual vive rodeado constantemente de filhos e netos.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, exerceu o magistério superior na Faculdade de Comunicação Social de Itapetininga (FKB) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí.
Membro da Associação Sorocabana de Imprensa, foi um dos 14 membros efetivos fundadores da Academia Sorocabana de Letras e seu presidente no biênio 1993/1995.
Coincidentemente, presidiu o Conselho Municipal de Cultura. No período, a Academia co-editou, com o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo de Assistência à Cultura e à Educação (Faced) e a OSE, vários opúsculos, entre os quais tudo começou na Escola Profissional, de Afonso Celso de Oliveira (1995), Estórias populares de São Paulo (Piracicaba – Sorocaba – Botucatu), de Waldemar Iglésias Fernandes, com prefácio de Hernâni Donato (1994) e Sorocaba, urgente! (1995), de Valter Luiz da Silva.

Armando Oliveira Lima presidiu o Gabinete de Leitura Sorocabano (1979/1981), numa das mais dinâmicas gestões da centenária instituição cultural. Na ocasião, coordenou, juntamente com o advogado Antônio R. Figueiredo e o jornalista Geraldo Bonadio, a "Semana das Liberdades", promovida conjuntamente pelo Gabinete, Associação Sorocabana de Imprensa e Associação dos Advogados de Sorocaba que trouxe a Sorocaba personalidades como Fernando Moraes, Gianfrancesco Guarnieri, Hélio Bicudo e Fernando Henrique Cardoso.

Sempre foi colaborador assíduo da imprensa sorocabana e durante vários anos foi cronista do Jornal Diário de Sorocaba. Teve ativa participação no teatro amador sorocabano, como autor de várias peças, entre as quais “Espoletildo”, co-fundador do Teatro dos Três e presidente da Federação de Teatro Amador da Baixa Sorocabana (FETABAS).Foi fundador e coordenador da Elu (Editora Literatura Universal), o mais bem sucedido clube do livro do mês de nossa cidade. Como editor, deu ênfase à publicação, por aquela casa, de autores sorocabanos como Messias P. de Paula (Histórias de 2000 anos) e Benedito Walter Marinho Martins (Praia da Banana), que obtiveram grande sucesso editorial. Em 1972, quando do Sesquicentenário da Independência, coordenou e foi um dos autores de “A Luta pela Independência”, também publicado pela Elu.

Publicou o livro de poemas Pés no chão (Elu, 1973), os Opúsculos Ave, Cristo (1982), Pesquisa escolar (OSE- 1982), Emília no mundo dos livros (OSE, 1982) e Impróprios culturais (Academia Sorocabana de Letras, 1997).É autor dos artigos “Escravidão na história e na literatura brasileira” (v. 9/1, 1983) e “Do espírito universitário” (v. 16/1, 1990), publicados na Revista de Estudos Universitários, da Uniso.Preside atualmente o Instituto Darcy Ribeiro de Sorocaba que homenageia anualmente personalidades culturais importantes da cidade de Sorocaba e da região.


É consultor do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, da Universidade de Sorocaba.É o criador e organizador do concurso de poesia “Depoesia” de Sorocaba que, sob sua coordenação vem anualmente premiando novos talentos da cidade de Sorocaba e região. Co-fundador da Academia Sorocabana de Música, foi por curto período, patrono por eleição direta do Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Sorocaba.Co-fundador do MUE – Movimento Universitário Espírita e da Revista “A Fagulha”. Nessa época foi difusor do espiritismo, proferindo palestras e escrevendo artigos sobre o tema.Recebeu da Câmara Municipal de Sorocaba o título de Cidadão Emérito por indicação do ex-vereador Horácio Blazeck.


Fonte: www.sorocult.com.br/cartaz Radar Comunicações/Exposição organizada por Carmen Oliveira Lima
PS.: Quando criança achava estranho Armando, sempre na máquina de escrever, um cigarro na boca, nunca olhava o teclado e conversava ao mesmo tempo, uma visão diferente ! Mais tarde tornei-me fã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário